Séc. XX - As Ditaduras e As Repúblicas - Cronologia
Ainda no seguimento das Infografias, o meu filho deu com uns apontamentos meus sobre o século XX e comentou-me que era a matéria que estava a estudar na disciplina de História. Isso incentivou-me a fazer mais uma infografia, desta vez em formato de cronologia.
O século XX foi um século de grandes mudanças no nosso país. O século da ditadura... Bom, na verdade tivemos 2 ditaduras. O século da revolução... Ainda que na verdade não se deva destacar apenas a Revolução de Abril (ou Revolução da Liberdade), mas também a implantação da República e o Golpe de Estado de Gomes da Costa. É o século em que o povo abdica da Monarquia, de forma violenta, e dá as boas vindas à República, sem saber o que ela significa na realidade.
Assim, sem Monarquia, com uma República débil e sem mais para onde se virar, o governo recebe de braços abertos António de Oliveira Salazar, passando a ser conhecido como o salvador da Nação, compreendendo que não há outra forma de governar um país falido e descrente senão com uma política ditatorial. Assim, durante 41 anos nasceu, cresceu e morreu o Estado Novo. Agora sim, o sistema político, social e económico de Portugal está preparado para a verdadeira República.
Para uma infografia limitada a uma folha A3, relembramos que devemos simplesmente de destacar o essencial para cada um de nós. O que eu acho essencial para mim, pode não o ser para um professor, para outro colega meu, ou mesmo para um aluno de uma área de estudo específica do século XX em Portugal.
Informações que achei essenciais para a minha cronologia:
*Implantação da República;
*Ascensão de Salazar ao Poder (nomeação como Ministro das finanças, Presidente de Conselho; sua substituição por Marcelo Caetano por incapacidade física e mental e, claro, sua morte)
*Revolução de Abril (também conhecida como revolução dos cravos);
*Nomes dos Presidentes durante todo o século (de ambas as repúblicas, ainda que não tenham sido eleitos pelo povo);
*Marcação da Guerras Mundiais e da Guerra colonial (essenciais para a compreensão da politica portuguesa, acrescentando uns apontamentos no que respeita à atividade portuguesa em campo);
*Milagre de Fátima (episódio importante para o trabalho dos guias intérpretes);
*Entrada de Portugal na CEE;
*Queda do muro de Berlim;
*Adoção do Euro;
Seguramente muitas outras informações poderia acrescentar e sempre seriam mais-valias.
E vocês? Como o fariam? Que informações acrescentariam além destas?
Comments