top of page
  • Foto do escritorSusana Cruz

Séc. XX - As Ditaduras e As Repúblicas - Cronologia

Ainda no seguimento das Infografias, o meu filho deu com uns apontamentos meus sobre o século XX e comentou-me que era a matéria que estava a estudar na disciplina de História. Isso incentivou-me a fazer mais uma infografia, desta vez em formato de cronologia.

O século XX foi um século de grandes mudanças no nosso país. O século da ditadura... Bom, na verdade tivemos 2 ditaduras. O século da revolução... Ainda que na verdade não se deva destacar apenas a Revolução de Abril (ou Revolução da Liberdade), mas também a implantação da República e o Golpe de Estado de Gomes da Costa. É o século em que o povo abdica da Monarquia, de forma violenta, e dá as boas vindas à República, sem saber o que ela significa na realidade.

Assim, sem Monarquia, com uma República débil e sem mais para onde se virar, o governo recebe de braços abertos António de Oliveira Salazar, passando a ser conhecido como o salvador da Nação, compreendendo que não há outra forma de governar um país falido e descrente senão com uma política ditatorial. Assim, durante 41 anos nasceu, cresceu e morreu o Estado Novo. Agora sim, o sistema político, social e económico de Portugal está preparado para a verdadeira República.


Para uma infografia limitada a uma folha A3, relembramos que devemos simplesmente de destacar o essencial para cada um de nós. O que eu acho essencial para mim, pode não o ser para um professor, para outro colega meu, ou mesmo para um aluno de uma área de estudo específica do século XX em Portugal.


Informações que achei essenciais para a minha cronologia:

*Implantação da República;

*Ascensão de Salazar ao Poder (nomeação como Ministro das finanças, Presidente de Conselho; sua substituição por Marcelo Caetano por incapacidade física e mental e, claro, sua morte)

*Revolução de Abril (também conhecida como revolução dos cravos);

*Nomes dos Presidentes durante todo o século (de ambas as repúblicas, ainda que não tenham sido eleitos pelo povo);

*Marcação da Guerras Mundiais e da Guerra colonial (essenciais para a compreensão da politica portuguesa, acrescentando uns apontamentos no que respeita à atividade portuguesa em campo);

*Milagre de Fátima (episódio importante para o trabalho dos guias intérpretes);

*Entrada de Portugal na CEE;

*Queda do muro de Berlim;

*Adoção do Euro;


Seguramente muitas outras informações poderia acrescentar e sempre seriam mais-valias.

E vocês? Como o fariam? Que informações acrescentariam além destas?




Kommentare


Susana Cruz.jpg

Olá, que bom vê-lo por aqui!

Espero que goste das minhas partilhas, sempre que tenha sugestõe comentários ou ideias, fico feliz que partilhe também comigo.

Fique a par de todas as publicações: 

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page