top of page
Foto do escritorSusana Cruz

Biblioteca do Guia Intérprete


Um Guia Intérprete tem um mundo de temas nas suas mãos.


História, Geografia, Cultura, Tradições, Artesanato, Gastronomia e Vinhos, Botânica, Religiões, Ciência, Atualidade, Economia, Política, Desporto, Arte e Arquitetura, Personalidades, e muito mais.


Alto lá, não somos uma enciclopédia. 🧐Não pense o leitor que temos de saber tudo sobre todos os temas. Temos é que saber um pouco de tudo. O que torna muito difícil criar uma biblioteca organizada e intuitiva em casa. Todos os temas estão em ligação uns com os outros. Por exemplo, a lenda das Tripas à Moda do Porto está diretamente relacionada com a História de Portugal - mais exatamente com a História do Porto - mas é, ao mesmo tempo, ponto-chave da gastronomia e também nas lendas do país. Então vou colocá-la onde, afinal? Em Gastronomia? Em História? Ou Geografia? Pois é, todos nós passamos por esta fase, seja a nível mental - com o típico "estou confuso com tanta informação"- ou a nível material - quando descobrimos uma caixa cheia de folhetos aparentemente aleatórios - conhecida em minha casa como a Caixa de Pandora.


Andamos meses e meses recolhendo folhetos, livros, enciclopédias e informações manuscritas para no Inverno não saber como organizar tudo isto. Até diria mais, seria uma disciplina interessante para termos no nosso curso.

Deixo-vos de seguida com 7 dicas e exemplo de organização de documentação que eu segui com a minha Biblioteca.



Dicas 👩‍🏫:

1.Cada estante, 1 propósito;

Na estante do lado esquerdo os temas em destaque são geografia e línguas, no lado direito não tem um tema, é todos os outros temas.

Do lado da Geografia e das Línguas, contando as prateleiras de cima para baixo, tenho Livros relacionados com cidades ou edifícios específicos de cidades. Na segunda tenho pastas de elásticos com os nomes de cada cidade e cada região Turística - aí guardo os folhetos que vou recolhendo nas respetivas cidades e monumentos. Na seguinte tenho divididas em capas de arquivo as informações em folhas impressas e soltas, divididas da mesma forma que as pastas de elásticos. E, finalmente, a prateleira com os guias escritos de Portugal, Dicionários de apoio, e outros livros relacionados com línguas.

Do lado direito,Temas Diversos, na primeira prateleira tenho livros, na segunda coloquei as capas de arquivo com os temas História de Portugal e Temas Diversos.


2.Procurar que as capas/pastas/caixas sejam todas iguais;

Mesmo que por agora não seja necessário em algumas matérias capas de banda larga, com o tempo vão acumulando informações e quando o leitor der por si, já a capinha está densa demais para o que pode suportar.


3.Etiquetas personalizadas e todas iguais;

Eu imprimi as minhas próprias etiquetas com o apoio do word, em papel autocolante. No topo escrevi "Turismo" para as distinguir das capas usadas a nível pessoal - como as de finanças familiares, telecomunicações, eletricidade, etc... Logo abaixo o tema e o número da capa. Sempre que ache necessário acrescente nomes de referência geral e/ou palavras-chave.



4.Não esquecer os separadores dentro das capas;

Caso não lhe agrade os separadores sempre pode usar os pequenos post-it e personalizar a sua própria capa - dica essencial para pessoas tão esquisitas quanto eu.


5.Organização das Capas de Arquivo como lhe parecer mais intuitivo;

Eu organizei por 4 capas de História de Portugal - o que tinha anteriormente em 2, não resultava mais -, 3 capas de Geografia de Portugal, 2 Capas de História da Arte e Arquitetura e 5 capas de Temas Diversos.


6.Caixa da Vergonha (vulgo Caixa de Pandora);

Não é vergonha nenhuma ter uma caixa de Pandora em casa. Esta pode ser usada para colocar as folhas que ainda não sabemos onde colocar. Nela estão essencialmente informações individuais e manuscritas de coisas que vou ouvindo em séries informativas, em visitas que vou fazendo e cursos a que vou assistindo. Ano após ano elas vão se acumulando numa caixa assustadora 😨.



7. Faça experiências até ter a organização com a qual se sente melhor;

Pois é, aquilo que eu usei para mim, pode não ser o mais adequado para si. Vá experimentando, trocando e mexendo, até ter uma ordem que para si faça sentido.


Forma de organização de capas de arquivo que eu usei:

História de Portugal

I - Primórdios - Reconquista cristã;

II - Formação de Portugal - Dinastia Filipina;

III - Dinastia Bragantina - Queda da Monarquia;

IV - Implantação da República - Atualidade.


História da Arte e Arquitetura:

I - Primórdios - Clássicas Renascimento;

II - Barroco - atualidade.


Geografia de Portugal:

I - Porto e Norte de Portugal (com Trás-os-Montes e Alto Douro);

II - Centro e Lisboa (com interior, Beiras);

III -Alentejo e Sul.


Temáticos:

I - Gastronomia e Vinhos;

II - Religiões;

III - Diversos (Tradições, Arquitetura Popular, Festividades, Aldeias Históricas...);

VI - Artesanato e Botânica;

V - em aberto para novos temas que surjam.


Por exemplo:

Da visita que fiz com o técnico da Sé do Porto, a informação recolhida vai para a Pasta de Geografia, Norte de Portugal, na secção do Porto.

O Livro que comprei sobre Santos vai para a prateleira dos livros de temas diversos.

O folheto que recebi sobre o Castelo de Guimarães vai para a pasta de elásticos de Guimarães na estante da Geografia de Portugal.


Por fim, tenho ainda uma estante para leituras mais leves, os Romances Históricos e Revistas. Mais próximo do quarto e da sala de estar pois a esta esquisitinha, de vez em quando, apetece-lhe pegar num livrinho para relaxar e desligar-se do mundo terreno.



Espero que tenha sido uma ajuda e incentivo para vocês que querem organizar a vossa própria biblioteca.

E se já fizeram a vossa própria biblioteca e gostariam de partilhar ideias e sugestões, têm aqui a oportunidade. Mostrem-nos como ficou a vossa biblioteca. 🤓

Komentáře


Susana Cruz.jpg

Olá, que bom vê-lo por aqui!

Espero que goste das minhas partilhas, sempre que tenha sugestõe comentários ou ideias, fico feliz que partilhe também comigo.

Fique a par de todas as publicações: 

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page