top of page
Foto do escritorSusana Cruz

O Vinho do Porto - dados para a minha infografia

Antes de se lançar ao mar, um Guia Intérprete prepara-se em terra.


Toda a gente sabe que o Vinho do Porto🍷 é um vinho apreciado além fronteiras, mas nem toda a gente sabe quantos vinhos do Porto existem. Quais são as características diferenciadoras entre eles. Ou até mesmo como envelhecem e quando se devem beber. Aqui é que o Guia Intérprete vai fazer um Brilharete. Saber explicar de forma sucinta, lógica e direta um tema com ramificações que não acaba, não é para todos.


Infografia Vinho do Porto

Antes de apresentar ao cliente a brilhante explicação dos tipos de Vinho de Porto existentes no mercado, tem que, o próprio guia de se inteirar da informação base sobre o tema. Para isso temos organigramas - ou como eu gosto de chamar, Infografias.


Para começar temos que espremer a informação ao essencial e objetivo. E sobre o Vinho do Porto eu escolhi o seguinte para o meu esquema - nunca esqueçam que um esquema deste género deve sempre ser simplista e é variável dependendo das escolhas do produtor de cada vinho do Porto. É natural que o vinho do Porto tenha muito mais informações a adicionar e dependendo do tipo de cliente, o discurso pode e deve se adaptar acrescentando informação e retirando a que seja desnecessária.


* Sabendo que:

O Vinho do Porto pode ser dividido em dois conjuntos: Branco e Tinto;

O Vinho do Porto Branco tem uma divisão simples de Seco, Meio Seco e Doce.

São 2 informações muito simples e de fácil memorização, decidi não as incluir na Infografia - você pode sempre incluir, até mesmo num pequeno retângulo à parte.


* Os 6 tipos de uva 🍇 principais na elaboração do vinho do Porto são: Touriga Nacional, Touriga Franca - também conhecida como Francesa - Tinto Cão, Tinta Barroca, Tinta Roriz - também conhecida como Temperanilho e Aragonês - e Tinta Amarela.

* 3 grandes grupos de vinhos do Porto Tintos: Ruby, Tawny e Single Year - há quem divida apenas entre Ruby e Tawny.

* No Ruby, jovem, salientamos 2, o Regular, com média de 5 anos, engarrafado e pronto a beber. E o Reserva com média de 7 a 8 anos, engarrafado e pronto a beber, também. Ambos são blends e envelhecidos em casco - madeira - em grandes balseiros.

* No Tawny, blend envelhecido, salientamos 2 base e 4 mais velhos ainda. Regular e Reserva, em semelhança ao grupo anterior, o Ruby apresenta-se com cerca de 5 anos e o Reserva com 7 a 8 anos de envelhecimento. E os 4 mais velhos são referenciados pelas médias de idades - repito, médias de idades - 10anos, 20anos, 30anos e 40 ou mais anos. - Todos estes são engarrafados e prontos a beber assim que comprados.

* Todos estes Tawny envelhecem em barricas mais pequenas que os Ruby - nota que quanto maior o contacto com a madeira, maior transformação sente.

* E finalmente os Single Year, os que eu referencio como vinhos do Porto de um determinado ano - sem blends. Destes saliento 3, o Harvest - Colheita - Vintage e Late Bottle Vintage.

* O Harvest - Colheita - não tem uma data de engarrafamento, envelhece em barrica pelo tempo determinado pela própria Cave. É engarrafado e posto à venda pronto a beber.

* O Vintage fica a envelhecer apenas por 3 anos em casco, e logo engarrafado. Envelhece dentro da garrafa em cave ou na casa do comprador por, pelo menos, 20 anos. E deve ser decantado antes de beber.

* O Late Bottle Vintage envelhece em casco por 5 anos findo do qual é engarrafado e pronto a beber. O LBV pode ficar a envelhecer em garrafeira - característica que é definida pela própria cave.

* Quanto tempo aguenta o vinho após abertura da garrafa? - Em algumas das casas portuguesas nenhum destes vinhos chega aos 7 dias, ainda que seja apenas uma só pessoa a beber.

Ruby - 4 semanas após abertura

Tawny base - 4 semanas após abertura

Tawny idades - 1 semana após abertura

Harvest - 1 semana após abertura

Vintage e LBV - 2 dias após abertura.


‼ Estas foram as informações que eu escolhi como essenciais a conter num esquema - infografia. Relembro que estas informações não são lineares, vai depender de cada empresa de produção‼


Como coloco tudo isto numa folha A3 e que fique fácil de leitura e de entender❓


Infografia em papel de mesa de restaurante

A imagem acima é um exemplo de uma infografia que eu tinha feito há uns anitos num restaurante enquanto esperava ordem de chamada do cliente. Como se pode ver, até lápis e papel de mesa de um restaurante é bom para se fazer uma infografia. Foi sobre ele que me baseei para fazer o final.


Veja abaixo o vídeo da sua construção.




Comments


Susana Cruz.jpg

Olá, que bom vê-lo por aqui!

Espero que goste das minhas partilhas, sempre que tenha sugestõe comentários ou ideias, fico feliz que partilhe também comigo.

Fique a par de todas as publicações: 

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page