top of page
Foto do escritorSusana Cruz

Organizar informações em infografias

Depois da ideia de como organizar uma biblioteca, achei interessante partilhar convosco sugestões para organizar melhor a informação na nossa própria cabeça, dentro de cada tema.


Sempre ouvi dizer que compreendemos muito melhor a informação se esta vier acompanhada de imagens e esquemas simplificados. E concordo. Tenho muito o hábito de fazer desenhos, tabelas e esquemas, organigramas, infografias. Sou muito de estudo com lápis e caneta em papel físico. Uso preto e branco e uso cores, uso desenhos e textos. Tudo isto para me ajudar à minha fraca memória, 🤯, lol - acreditem ou não, um guia não tem que ter a memória de elefante, tem é que saber como chegar até à memória que foi arquivada.


Já existe aplicativos e sites na internet que ajudam a preparar um esquema, ótimo para quem não se sente à vontade com a caneta e papel, nomeadamente o Canvas.

Seja online ou em papel é extremamente útil fazer este tipo de exercícios quando estudamos determinados temas complexos.


Dicas:

1.Antes de fazer o esquema tem que se inteirar da informação 👩‍💻;

Por vezes eu não me sinto segura a fazer um determinado esquema ou desenho porque não tenho informação suficiente, há sempre ligações que se perdem e conecções que ficam confusas. Leia o mais possível sobre o que quer esquematizar.


2.Pense como uma criança 👧;

Sim, imagine peças simples, histórias simples, simplifique a informação até que tenha só o mais importante nas suas mãos e a essencial para incluir no esquema. Assim como uma resposta direta à questão colocada, sem rodeios. Palha é para burros.


3.Não desista à primeira ✍;

Há esquemas que não ficaram como eu queria na primeira vez que fiz, nem na segunda, nem na terceira. É normal, é trabalho que nunca sai bem à primeira e se sair, oh, amigo, você é um Pro daqueles raros, mesmo.


4.Seja original 👩‍🎨;

Chavetas, texto, retângulos, já toda a gente fez. Acrescente uma imagem que lhe faça lembrar o conteúdo. Se faz sobre vinhos e fala da garrafa, porque não, em vez de escrever o texto aborrecido, coloque simplesmente o desenho de uma garrafa? Ou se fala sobre a colheita de uvas pode lá colocar um caixo de uvas.

Pode também optar por acrescentar colagens, de recortes de revistas, jornais ou desenhados à parte que ficaram bem.


5.Seja flexível com o que faz💁‍♀️;

Não há regras para estes esquemas, é como se sentir melhor. Brinque com os desenhos que faz, acrescente detalhes, apague pormenores. Experimente em qualquer tipo de papel, de caneta e lápis. Sentado na paragem de autocarro, na sua secretária, desenhe no guardanapo de papel da pastelaria, etc...


6.Faça muitos e sobre quase tudo📑;

Quanto mais fizer, mais fácil será fazer um novo. E um dia ainda se torna no Pro raríssimo de que falava acima.


7.Escolha um esquema que se adapta melhor a cada tema a desenvolver 📈;

Se quiser fazer sobre os tipos de Vinho do Porto que existem, pode fazer uma tabela. Mas ao fazer sobre a história de uma cidade, pode fazer uma cronologia - também conhecida como Timeline.


Já fez os seus próprios esquemas, infografias e tabelas📊? Quer deixar um pouco da sua experiência conosco?


Deixo-vos alguns exemplos de Infografias já feitas por mim.

Sequência Dinástica:

Tabela da árvore Geneologica de Reis - Primeira Dinastia

Tabela:

Tabela dos Povos anteriores à Independência Portuguesa; Primórdios da Península Ibérica

Cronologia Manual:

Cronologia dos Descobrimentos; Descobrimentos Portugueses

Cronologia Online:


Commentaires


Susana Cruz.jpg

Olá, que bom vê-lo por aqui!

Espero que goste das minhas partilhas, sempre que tenha sugestõe comentários ou ideias, fico feliz que partilhe também comigo.

Fique a par de todas as publicações: 

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page