top of page
Foto do escritorSusana Cruz

Escadório do Bom Jesus



O Santuário do Bom Jesus foi mandado construir por um grande homem de 1 metro e meio de altura, D. Rodrigo de Moura Teles, na época era o Arcebispo na cidade de Braga. Com intervenções de André Soares e Carlos Amarante, os dois grandes arquitectos do Barroco do Minho.

Localizado na subida para o monte de Espinho, floresce uma monumental escadaria personificação da emblemática Via Cruxis. Ao longo de toda a subida temos uma sequência de capelas que nos remete para a Paixão de Cristo, sendo que a igreja é a representação de Cristo na Cruz, e porque deu a sua vida para o bem da Humanidade, é aclamado como o Bom Jesus. Para melhor compreender todo o escadório vamos dividir em 2 partes, na primeira apresenta-se com o maior número de degraus, cerca de 350, que por ser em maior número de degraus que os outros chamei-lhe de sacrifício. No segundo conjunto de degraus, de cerca de 200 degraus - ah, pois o total talvez não dê 100 degraus como na lenda, mas se juntarmos a estes a dupla escadaria de 200 mais os degraus a seguir à igreja representando a ascenção de Cristo, já temos os 100 degraus😎- mais importante que o número é o significado das fontes. Começa com as fontes das serpentes, mesmo sendo vistas como demônios são a proteção do espaço sagrado, "só entra quem se apresentar de boas intenções e alma pura". Depois temos 5 fontes representando os sentidos, visão, audição, olfacto, paladar e tato. Representados, respectivamente, por águia, touro, cão, macaco e aranha. De seguida temos 3 fontes representado as 3 virtudes: fé, esperança e caridade, representados, respectivamente, por cruz, arca de Noé e 2 crianças. Finalmente temos a fonte do Pelicano, ave explicada pelos navegadores no século XVIII como a "ave real que dá de si aos seus filhos para que estes sobrevivam" ao que os escultores interpretaram uma águia rasgando seu corpo para dar de beber e comer aos seus filhos. Esta representação lembra o momento em que Jesus Cristo deu sua vida para salvar a Humanidade, exatamente a representação da igreja. Assim, depois de passar pelo sacrifício - 1.a escadaria -, purificação da alma - Serpentes -, de purificação dos sentidos - fontes dos animais -, receber as virtudes e de se dar aos outros como Cristo e o Pelicano fizeram, então estamos preparados para entrar em solo sagrado da Igreja. As esculturas pelo caminho que vigiam o peregrino são referentes a passagens da biblia, antigo e novo testamento. Ainda não terminando por aqui, a escadaria em si continua além da própria igreja, tal como a acção de Cristo não termina na Cruz, a continuação da escadaria retrata os momentos até que este ressuscita e ascende aos céus.

Para informações mais detalhadas de todo o Santuário podem aceder ao site do Bom Jesus do Monte. Também foi editado pela Confraria do Bom Jesus um livro muito completo com a informação constante no site.


Comments


Susana Cruz.jpg

Olá, que bom vê-lo por aqui!

Espero que goste das minhas partilhas, sempre que tenha sugestõe comentários ou ideias, fico feliz que partilhe também comigo.

Fique a par de todas as publicações: 

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page