top of page
  • Foto do escritorSusana Cruz

S. Bento - Santo Padroeiro da Europa


S. Bento da Porta Aberta é uma das devoções mais fortes do nosso país ainda que cujo santuário esteja situado nas portas do Gerês e relativamente distanciado das vias rápidas e grandes cidades portuguesas.


A devoção neste espaço começa como uma eremida no século XVII e com seu alpendre podia albergar peregrinos e viajantes com dificuldades, tornou-se assim conhecido como S. Bento da Porta Aberta. O Santuário que hoje vemos data da segunda metade do século XIX e a cripta concluida no ano de 2002.

No seu interior, os azulejos retratam alguns dos momentos da vida de S. Bento.


Entre as datas especiais de romaria temos o dia 21 de Março, dia assinalado como morte de S. Bento, dia 11 de Julho, dia consagrado a S. Bento e dias 12 e 13 de Agosto lembrando os emigrantes em viagem de férias em Portugal.


Quem foi S. Bento?

Nasceu no século V em Itália, filho de nobres cristãos, e dedicou a sua vida à reflexão religiosa chegando a enclausurar-se por 3 anos numa gruta, no Monte Subiaco.

Fundou a regra base das comunidades religiosas sob a máxima "ora et labora", significando "Reza e Trabalha", e, sob os mandamentos e ensinamentos de Jesus e da Biblia Cristã.


Alguns dos momentos mais relatados da vida de S. Bento contam-se o episódio do pão envenenado e da taça envenenada.

Conta-se que um dos seus discípulos havia entregue um pão a S. Bento, visto estar envenenado, S. Bento chama a si um corvo que leva no bico o pão para bastante longe, longe o suficiente para que ninguém encontrasse o pão e este não fosse comido, daí que a representação mais comum de S. Bento seja tendo um corvo a seu lado com um pão no bico. Outro episódio semelhante conta que S. Bento estava indiciado para substituir o Abade da sua comunidade quando um dos monges que não apoiavam a nomeação lhe deu um cálice de vinho envenenado. S. Bento fez o sinal da cruz antes de beber, o cálice partiu e dele saiu uma serpente .


Foi tentado várias vezes pelo demónio e a em todas elas fez o sinal da cruz para se denfender, é conhecido como um dos santos mais poderosos contra os inimigos. Protetor da Europa, da familia e dos arquitetos, muitos o invocam para evitar assaltos e brigas, acima de tudo contra a inveja e o olhos gordo.






Comentários


Susana Cruz.jpg

Olá, que bom vê-lo por aqui!

Espero que goste das minhas partilhas, sempre que tenha sugestõe comentários ou ideias, fico feliz que partilhe também comigo.

Fique a par de todas as publicações: 

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page