top of page
  • Foto do escritorSusana Cruz

Rota do Românico - Exposição Ver do Bago


Clique nas imagens seguintes para ver os vídeos publicitários de cada exposição (youbube):

Ver do Bago ... nos Mosteiros - 13/05/2021 - 12/09/2021 Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião

Ver do Bago ... nos Santos - 30/09/2021 - 30/01/2022 Igreja de Santo António dos Capuchos, em Penafiel

​Ver do Bago ... no Sangue - 25/02/2022 - 26/06/2022 Centro de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada

Compõe-se de um conjunto 3 exposições que abordam 3 áreas de reconhecimento da importância do Vinho na vida de todos os que vivem na região.


"Um ciclo de 3 exposições que celebra a relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega." #rotadoromânico


A exposição inclui todos os tipos de arte sem limitação temporal. Apresenta-nos elementos de cada abordagem artística de épocas diferentes, mesmo de fora da área limitada pela Rota do Românico. Mostra assim que a relação entre a vinha, o vinho e a vida dos portugueses não tem barreiras geográficas, nem temporais. Faz parte do ADN português, faz parte da sua história e do seu crescimento como família e como sociedade.

Aqui o vinho é o personagem principal, ele é um dos pilares do nascimento e crescimento dos Mosteiros longe das cidades, longe das rotas comerciais e longe da complexidade urbana. Perto do silêncio das árvores, do movimento da ribeira e pela mão dos monges. Celebra-se um "verdadeiro brinde entre Deus e os Homens", num conjunto de experiências sensoriais e peças expositivas de pintura, escultura e arqueologia que mostram a importância do vinho e da cultura da vinha em cada momento da vida das gentes.

De Mosteiro em Mosteiro, os monges traziam consigo uma variedade de plantas e conhecimentos no tratamento das mesmas, acabando por ensinar as gentes locais transformando a agricultura local e apoiando o crescimento da cultura.


São relevantes 3 os Santos mais relevantes para a tradição local e o cultivo e tratamento da vinha.

S. Vicente, cuja celebração é a 22 de Janeiro, lembrando que é altura da poda da vinha. Reza a lenda que o santo tinha um burro que comia os ramos das videiras por altura do inverno e todos os anos essas videirasbconseguiam ter mais e melhor produção que as demais da região.

S. Tiago O Maior, que "pinta o bago", celebrado a 25 de Julho, altura em que a uva já apresenta o tamanho considerável e é altura de ganhar cor.


E S. Martinho, dia 11 de Novembro, lembrando que é altura de provar o vinho. Prova essa que acompanha as castanhas assadas. É nesta fase que é possível comprovar a qualidade do vinho colhido no final do verão.


E finalmente, o Vinho como Transubstanciação - a transformação do pão e vinho em corpo e sangue de Cristo. Representado na Bíblia com a Última Ceia, a salvação da Humanidade pela morte de Jesus na Cruz e seu sangue que jorra do seu corpo como Fonte de Vida, alimento e de cura para o homem, o seu rebanho e para a Terra.



N. Sra. dos Chãos, Bitarães

Escolhida entre muitas por ser uma peça de grande devoção local, representa a fertilidade dos campos e abundância das colheitas. Com o crescimento e a popularidade das festas em Honra à Nossa Senhora dos Chãos (a terra fértil), o pároco decide encomendar nova peça, mais elegante, mais moderna, mesmo ao gosto da nova sociedade deixando para trás a peça medieval e pouco atrativa.

Não conseguindo a aprovação do povo, decide mandar enterrar a peça esperando que, com o tempo, o seu povo também enterrasse a memória da mesma. Geração após geração o povo venerava uma peça que havia desaparecido dos olhares das gentes mas nunca das histórias e do coração. Entretanto foi desenterrada e reposta num lugar especial da igreja.

Até 26 de Junho de 2022, esta peça e outras escolhidas entre tantas, podem ser vistas no Edifício do Centro Interpretativo do Românico em Lousada. Cada uma com a sua Estória, são representações do vinho em sangue, elemento Vida.

Atreva-se a conhecer as histórias que nasceram na região e habitam o coração de quem lá vive.



















Comments


Susana Cruz.jpg

Olá, que bom vê-lo por aqui!

Espero que goste das minhas partilhas, sempre que tenha sugestõe comentários ou ideias, fico feliz que partilhe também comigo.

Fique a par de todas as publicações: 

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page